Beleza na Gravidez: Pode ou Não Pode?

IMG_0797

Quando engravidamos, mesmo que com um bom planejamento, surgem milhões de dúvidas e preocupações na nossa cabeça. Para mim, uma delas foi: “O que posso continuar usando do meu arsenal de cremes para pele?”

Pois bem. Minha tática foi simples: parei de usar tudo! Haha. Ok. não tudo, mas quase. Você pode conferir os produtos no post sobre cuidados de pele na gravidez.

O post sobre o peeling de cristal da Mary Kay é, de longe, meu post mais acessado. Como sempre recebo perguntas se ele é seguro para usar na gestação, resolvi escrever um pouco sobre ingredientes seguros ou não para uso nesse período. As informações foram obtidas em posts internacionais, em especial esse e esse. Nem todos os componentes tem unanimidade entre médicos devido a falta de estudos. Por via das dúvidas, eu prefiro não usar.

Os componentes mais citados são:

  1. Ácido Retinóico/ Vitamina A: associado a má formação congênita.
  2. Acido Cítrico, Salicílico e Glicólico: embora alguns médicos sejam contra, esses ácidos podem ser utilizados em baixa dosagem, segundo estudos realizados até o ano de 2012.
  3. Ácido Lático: considerado seguro em estudos feitos com animais, mas não há estudos feitos em humanos.
  4. Diidroxiacetona (DHA): presente em autobronzeadores. Não existe consenso sobre o componente. alguns médicos permitem, outros não.
  5.  Ácido kójico: ingrediente de origem natural utilizado em despigmentação, ou seja, clareadores. Não existe estudos que comprovem sua segurança.
  6. Ácido hialurônico: também existe debate entre os especialistas no assunto, mas é considerado seguro por muitos devido ao tamanho da molécula. Inclusive, encontrei até um médico que afirma que é um aliado da beleza na gestação devido ao seu grande poder hidratante. Eu fiquei surpresa pois em uma palestra, um médico afirmou que o alto nível desse ácido no organismo faria com que a bolsa amniótica rompesse, mas não encontrei essa informação em lugar algum… Eu tenho produtos com o ingrediente e deixei de usá-los na gestação, mas agora fiquei confusa!
  7. Vitamina C: utilizado como clareador, não encontrei contra-indicação. Pelo contrário. O mesmo médico que afirma que ácido hialurônico é um aliado, inclui a Vitamina C na sua lista!
  8. Parabenos: estudos indicam que parabenos podem interferir no sistema hormonal, logo, não são indicados de forma alguma, principalmente nesse momento em que os hormônios atuam de maneira peculiar…
  9. Tolueno: associado a problemas de ordem neuronal e celular.
  10. Formaldeído: associado a problemas reprodutivos e de desenvolvimento, além de câncer.
  11. Oxibenzeno: associado a problemas de desenvolvimento e interferência no sistema hormonal.

😉

P.S.: Mais sobre gravidez? Pele, Cabelos e Corpo; O Primeiro Trimestre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s