Tônico Facial: para quê serve?

Segundo-passo-tonificar-a-pele

Essa semana participei de um workshop de beleza no Rio de Janeiro e fiquei impressionada com quantos produtos existem por aí e o quão pouco se sabe sobre eles. Uma surpresa foi saber que a grande maioria das pessoas não sabe qual é a razão de usar o tônico facial e acabam por suprimir esse passo da sua rotina de beleza. Eu mesma não sabia a razão de usar o tônico até fazer um curso ministrado pelo maquiador Beto França, há um pouco mais de um ano. Ou seja, eu já fui inúmeras vezes ao dermatologista, mas nunca conversamos sobre a rotina básica de limpeza. Precisei saber de um maquiador! #ShameOnUs

De maneira resumida (fiz uma bela pesquisa, mas as fontes trazem praticamente as mesmas informações…) o tônico facial serve para:

1. Complementar a limpeza: tonificar remove as impurezas que o sabonete não conseguiu alcançar, ou seja, esse passo extra ajuda a ir mais fundo na limpeza da pele.

2. Regular o pH da pele: a limpeza com sabonete facial e outros produtos do gênero acaba por retirar por completo o balanço natural entre acidez e alcalinidade da pele do rosto, ou seja, a limpeza interfere no pH. Assim, tonificar é o passo que reequilibra nossa pele, regulando o pH.

3. Potencializar a ação de hidratantes e cremes de tratamento: uma vez que o pH da pele está regulado, ela se encontra pronta para receber a hidratação. Ainda, a maioria dos produtos apresentam propriedades que contribuem na ação dos princípios ativos contidos nos cremes de tratamento.

Além disso, o tônico também pode tratar ou revitalizar a pele. Existem produtos específicos que além de tonificar, contêm agentes anti-oleosidade, esfoliante ou anti-idade, por exemplo.

Para escolher o tônico adequado, leve em consideração o seu tipo de pele. No entanto, existem produtos indicados a todos os tipos de pele.

Além da dúvida do que é o tônico em si, você já não se perguntou qual a diferença entre o tônico e o adstringente? Pois eu também!
Adstringentes são tônicos que contêm substâncias específicas para o tratamento da pele oleosa, como o ácido salicílico e ácido glicólico. O adstringente controla a oleosidade, sendo específico para a pele mista a oleosa. A maioria dos adstringentes contém álcool, o que deixa a pele com aquela sensação de “repuxada”, sabe? Embora o álcool ajude a fechar os poros, ele também irrita a pele e pode ter efeito contrário ao longo do tempo, pois ele retira toda a oleosidade natural da pele, o que acaba por estimular a produção de sebo mais rapidamente.

Em geral, tônicos para pele mista a oleosa devem conter ácidos salicílico, glicólico e enxofre. Já produtos para pele normal a seca contém o ácido hialurônico, extratos de chá verde, camomila e calêndula, além de agentes que acalmam a pele. Além disso, é recomendado que o tônico seja da mesma linha do sabonete facial, já que acaba por ser um complemento deste.

Abaixo, separei alguns produtos como exemplo.

Tonico facial: para que serve? | NND

Da esquerda para a direita, de cima para baixo:

1. Loção Esfoliante Clarifying Lotion, Clinique

2. Effaclar Loção Adstringente Microesfoliante, La Roche-Posay

3. Tônico Tonique Éclat Lotion Clarificante Révélatrice D’Éclat, Lancôme

4. Loção Super Aqua Lotion Repumbling Tones Hydration Radiance, Guerlain

5. Tônico Instant Refreshing Toner, Sephora

6. Tônico Tone it True Lotion Matifiante Pores Resserrés, Givenchy

7. Normaderme Tônico Adstringente, Vichy

8. Tônico Rejuvenecedor Intensive Pore Minimizer, Perricone MD

9. Tônico Moisture Prep Toning Lotion, Benefit

10. Tônico Suavizante Hidratante TimeWise, Mary Kay

Você pode encontrar muitos deles disponíveis para compra AQUI.

Além desses tônicos, existe a possibilidade de você fazer seu próprio tônico com ingredientes “naturais”. Também vi por aí que a água termal seria um tônico. No entanto, não entendo como algo que você borrifa e deixa na pele poderia ajudar na limpeza.

O uso adequado do tônico se faz colocando o produto no algodão e pressionando sobre a pele, sem arrastar.

Eu, atualmente, uso o tônico TimeWise, Mary Kay, mas apenas na rotina noturna. Embora ele seja “hidratante” e para todos os tipos de pele, eu não senti nenhum aumento na oleosidade da minha pele, assim como nenhum ressecamento, o que me deixa muito feliz! Haha.

Eu já usei o Clarifying Lotion da Clinique e não deu certo pra a minha pele, pois ele contém álcool e causava ressecamento no inverno, o que me obrigava a usar um hidratante mais potente… Hoje eu estou feliz com minha linha de tratamento TimeWise. Nesse inverno minha pele não deu sinal de ressecamento e a oleosidade está controlada, como sempre ocorre no inverno para mim, a menos que esteja bastante úmido.

Espero ter esclarecido o papel do tônico facial para alguém!

🙂

Anúncios

5 respostas em “Tônico Facial: para quê serve?

  1. Ola boa noite
    Comprei a linha completa de limpeza de pele estou na segunda semana de uso meu rosto esta cheio de bolinha fica vermelho ressecado e pinicando um pouco o q faço paro de usar ou não
    Desde já obrigada

    Curtir

    • Oi!
      Desculpa, mas não entendi a qual marca tu te referes…
      De qualquer forma, eu usaria mais uma semana. Mas, é importante levar em consideração se tu já usavas esse tipo de produto antes ou não. Algumas vezes, quando não estamos acostumadas a cuidar da pele, os produtos podem apresentar “reações” no início. Mas não é “bom” acontecer com o uso contínuo, entende?

      Curtir

  2. Pingback: Kit Microdermoabrasão TimeWise – Mary Kay | Não Nasci Diva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s