A Pele Oleosa e o Verão

oily-skin

Imagem: Google

 

Com Internet 3g na praia, Links da Semana fica impossível. Então, vamos nos beneficiar do momento praia para pensar na nossa pele oleosa de cada dia…

Quem tem pele mista a oleosa costuma passar a vida tentando minimizar essa condição. No entanto, é no verão que mais sofremos com a oleosidade. Nessa estação, a intensidade de sol e calor tende a deixar os poros mais dilatados, deixando a pele com aquele brilho indesejado. Com base no caderno Donna, do jornal gaúcho Zero Hora de 11 de janeiro, reuni os cinco passos principais para cuidar da pele oleosa no verão e claro, no resto do ano também. Não é nenhuma novidade para quem convive com esse tipo de pele, mas não custa reforçar.

Limpeza

Lavar o rosto com produto específico para pele oleosa é essencial. Durante a manhã, a limpeza se faz necessária para retirar a oleosidade que se acumula ao longo da noite. Já a limpeza antes de dormir é óbvia: livrar a pele das impurezas às quais é exposta ao longo do dia, além de retirar o filtro solar e a maquiagem.
Eu só uso o creme de limpeza (gel) 3 em 1 Timewise da Mary Kay, mas também já usei o Sabonete líquido facial da Clinique e o Sabonete Hydra-Matte da L’Oréal.

Um aliado na limpeza e no combate à oleosidade é o tônico facial. Embora alguns defendam o uso do adstringente, eu sou do grupo que advoga contra o uso de produtos a base de álcool que retiram toda e qualquer oleosidade natural da pele. Da mesma forma, limpar a pele em excesso, por várias vezes ao dia, pode fazer com que ela entenda que necessite produzir óleo, uma vez que ser oleosa é a condição natural desse tipo de pele. Com isso, aceite o fato: um pouco de oleosidade sua pele vai ter. É sua característica! O que pode ser feito é usar de artifícios que diminuam a produção de óleo, mas ela não cessará por completo.
Eu uso e adoro o Tônico suavizante Timewise da Mary Kay, mas já utilizei o Tônico Adstringente da Clinique e o Tônico Hydra-Matte da L’Oréal.

Faça o teste: use uma semana tônico adstringente e use um tônico não adstringente na outra semana. Siga o mesmo ritual, mude apenas esse produto e veja como sua pele se comporta. A verdade é que cada pele tem suas características únicas e pode reagir de forma diferente a um mesmo método ou produto. Existem produtos super acessíveis. O que não funcionar para você, desapegue e faça uma amiga feliz! 🙂

Hidratação

Essa você já sabe: não é porque sua pele é oleosa que não precisa ser hidratada. O que acontece é que pele oleosa precisa usar produtos livre de óleo para não pesar ainda mais, como os clássicos gel-creme, fluido e loção. A hidratação deve ser feita sempre após a limpeza, e não esqueça que a principal forma de se hidratar é beber água!
Eu uso o Hidratante Timewise da Mary Kay, mas gosto também do Fluido Hidratante MD da Contém 1g e já usei o Gel Hidratante da Clinique.

Esfoliação

Eu também já comentei da importância da esfoliação da pele, não é? Pois é. Ela é essencial na remoção das impurezas da camada mais superficial da pele e na melhora da textura. No entanto, abusar da esfoliação pode deixar a pele muito vulnerável e machucada. Assim, não repita o procedimento por mais de duas vezes na semana. Eu faço a esfoliação uma vez na semana com o Kit Microdermoabrasão Timewise da Mary Kay que para mim não tem igual. É extremamente potente e penetra até a derme! Desde que comecei a usar este produto nunca mais fiz uso dos produtos “de farmácia”. Mas se você quer algo mais suave, vai de esfoliante “baratinho” que vai bem.

Proteção

Eu não costumo falar de protetor solar porque não tenho vasto conhecimento da coisa. Eu utilizo a Solução Diurna Facial Timewise da Mary Kay que já tem FPS30, então não compro produto específico. Também, depois de ler sobre a diferença de proteção dos FPS acima de 30, achei não valer a pena gastar mais para uma maior proteção… No entanto, é importante prestar atenção na hora de escolher o protetor solar para pele oleosa. Procure produtos livres de óleo, como os géis, sérum, loções e os tais “toque seco”. Já usei das marcas La Roche-Posey e Vichy, específicos para a pele oleosa, e gostei do resultado.

Maquiagem

Outro velho conhecido é o fato de que peles oleosas devem evitar os produtos de maquiagem muito cremosos, de textura pesada. No verão, esses produtos se tornam ainda mais pesados na pele. Logo, produtos mais fluidos, de textura líquida e acabamento opaco (matte), são mais indicados para diminuir a tendência natural da pele em produzir oleosidade. Nesse quesito, os produtos minerais ou com componentes minerais são  os grande aliados!

Eu, particularmente, acredito que temos que respeitar ao máximo nossas características e não surto ao me olhar no espelho e ver o brilho da pele. Claro, tudo tem limites! Hahaha.  Caso sua condição não seja causada por disfunção hormonal, é preciso aprender a viver com a pele oleosa. Por isso, no dia a dia, o uso das loção matificantes, dos lenços matificantes e do pó translúcido podem ajudar a disfarçar a oleosidade da pele. Eu, para variar, uso os três produtos da Mary Kay. Sorry!

Se você não conhece a Mary Kay ou ainda não tem uma consultora da marca para chamar de sua, entre em contato!

É importante lembrar que, embora a pele oleosa seja uma condição normal de determinado tipo de pele, o excesso de oleosidade pode ser reflexo de fatores como uso excessivo de cosméticos que não os ideias para sua pele, mudanças hormonais, estresse, a umidade do ambiente e, claro, minha amada genética. É importante salientar que nosso corpo é reflexo daquilo que ingerimos. Aproveite o verão para evitar comidas gordurosas, conhecidas por aumentar as chances de acne, e abusar das frutas e verduras, além da água, claro.

 Se joga no verão!

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s