Dica de Cozinha: macarrão de uma panela só!

Há tempos eu havia visto posts com esse título no Pinterest, mas nunca me interessei em fazer. Pois foi em um dia de preguiça extrema que resolvi dar uma chance. Havia sobrado duas sobre-coxas de frango da refeição anterior e então resolvi usá-las no experimento.

A idéia é simples: você coloca em uma só panela o macarrão, o molho, os temperos e o que mais quiser adicionar, adiciona 250ml de água aproximadamente para casa 100g de macarrão e deixa a mágica acontecer! Como eu gosto de molho, usei 300ml de molho de tomate pronto para essa refeição para dois. Para mostrar o passo a passo, criei um GIF. Confere aí:

Almoço de uma panela só

Como o macarrão era longo demais para a panela, cortei na metade. Usei a variedade integral pois é praticamente a única que tenho em casa há um ano. A escolha do tipo de macarrão é importante, pois é ele que decidirá se sua massa ficará boa ou não. Eu vi receitas com spaghetti, fettuccine, penne, farfale… Acredito que todas essas massas “mais finas” e separadinhas… Tentei fazer novamente usando aquelas massas caseiras em ninho e vou uma decepção pois ela não só cozinhou de forma desigual, como se partiu todas assim que mexi na panela. Então, não arrisque e siga nas tradicionais não caseiras!

Embora eu tenha colocado os ingredientes de forma a tirar a foto e mostrar todos, o ideal é você colocar a massa primeiro, seguida do molho e da água (preferencialmente já misturar o molho e a água antes de colocar na panela), os temperos e os demais ingredientes. Dê uma leve mexida na panela apenas segurando pelas alças e deixe em fogo algo até abrir fervura. Baixe o fogo e deixe coberto por cinco minutos. A partir de então, mexa periodicamente na panela a fim de não deixar que a massa grude no fundo e teste o ponto do macarrão. Se o molho estiver muito aguado e o macarrão estiver quase no ponto que você gosta, aumente o fogo e deixe destampado para que a água evapore e o molho engrosse. Caso o seu molho esteja secando e seu macarrão ainda não esteja no ponto, coloque um pouco mais de água para que o macarrão cozinhe por mais algum tempo. Eu gosto de MUITO molho, na verdade eu gosto de molho com massa e não massa com molho… Então, quando ainda estava bem molhadinho e o macarrão perfeitamente al dente, desliguei o fogo e coloquei o queijo ralado que se fundiu ao molho e ficou uma maravilha! Eu jamais havia conseguido deixar o macarrão no ponto que eu gosto (aquele ponto em que está cozido, mas firme) até fazer esse prato. Estou maravilhada!

Isso realmente revolucionou a maneira de fazer macarrão para mim. Eu AMO massas, mas não gosto da quantidade de panelas que precisava utilizar, ainda mais aquela espagueteira gigantesca que ocupava um espaço enorme no escorredor de louças – eu não seco louças pois lavar já é castigo suficiente!

Fique atento aos seguintes detalhes:
1. Caso não esteja usando molho industrial, adicione azeite na sua preparação. Os molhos industriais tem bastante gordura e isso ajuda a manter o macarrão solto.
2. Lembre-se de não se aventurar nas massas caseiras…
3. Fiz este teste com massas recheadas, como raviolli, e também funcionou. Tudo depende do quão bem envolvida está sua massa pelo molho…

Se aventurem e me contem!

😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s