Olho Preto: primer ou jumbo?

Quando iniciei meu curso de Maquiador Profissional, uma das primeiras dicas foi: tenha bases para sombras, como a conhecida Clown Makeup, da Catharine Hill, ou jumbos da NYX para que as sombras sejam melhor evidenciadas. Pois bem. Considerando que muitas blogueiras volta e meia apresentavam suas makes com base de jumbo NYX, comprei a versão branca (milk) e preta (black bean) no mercado livre.
Porque eu sou rebelde, já no curso eu não gostava da tal base de Clown para fazer os olhos pois eu notava que aquela base pesava demais e algumas cores ficavam sim evidenciadas, mas outras “desconfiguravam” a tonalidade pretendida. Assim, eu quase nunca usei e sempre fiquei bastante satisfeita com o resultado de qualquer forma. No entanto, como eu sou rebelde mas gosto de manter as mesmas possibilidades dos demais, comprei os jumbos. Logo na primeira vez que utilizei para a tal base branca, eu achei demasiadamente pesado, ao ponto que senti a necessidade de espalhar melhor o produto. Ainda assim, em segundos ele estava todo acumulado nas linhas da modelo. O mesmo ocorreu na primeira cliente que pediu o “olho preto”. Lá fui eu fazer a base de jumbo preto, esfumar de maneira a suavizar a camada, e então depositar a sombra em cima. Resultado: não fiquei satisfeita. Desde então, não uso mais.

Esses dias, no entanto, resolvi fazer o querido olho preto em mim mesma e, para testar, peguei o jumbo. Em questão de segundos, lá estava ele todo acumulado nas dobrinhas e escorrendo na parte de baixo dos olhos. Não houve tempo nem de selar com a sombra. Então, dei aquela esfumada, limpei o escorrido e finalmente selei com sombra. Foi então que resolvi fazer um teste com o fixador de sombras que mais gosto: o Creme Fix da Contém 1g!

Por que usar o jumbo e não o fixador de sombras/primer?
Bem, o primer é mais difundido na automaquiagem. Já conheci alguns maquiadores profissionais e nenhum deles é adepto do primer pelo simples fato de acreditarem que quando se faz uso de um bom produto não há necessidade de usar fixador, pois diferente do primer facial, o de olhos não uniformiza a textura da pele, grande ponto positivo para se utilizar primers faciais. Eu compreendo e até concordo.

Assim, fiz a comparação e mostro aqui para vocês:

primerjumbo.309

Retirei a maquiagem do olho direito – esquerdo de quem vê, e refiz os mesmos passos após aplicar o Creme Fix como base. Notando uma maior intensidade do preto nessa nova maquiagem, ainda acrescentei mais uma camada de sombra preta no olho já preparado anteriormente – direito de quem vê, porque não aguento tamanha diferença! Haha.

Acompanhem o resultado comigo e vejam se concordam:

1. Olho maquiado com base de Creme Fix está mais intenso, tanto o preto quanto o marrom;

2. Olho maquiado com base jumbo apresenta menor intensidade das cores, porém maior intensidade na transição entre as sombras, ou seja, a linha divisória é mais aparente;

3. No entanto, a transição para a cor da pele é mais sutil no olho com base de jumbo – devido ao fato de que a base de jumbo está restrita ao preto, já a base de primer está na pálpebra por completo.

4. Por ter aplicado o fixador na pálpebra toda, o esfumado de transição para a pele se faz mais difícil. Esse problema pode ser facilmente resolvido apenas por não aplicar o primer na pálpebra fixa.

5. O formato da finalização externa do olho com base jumbo não se mantém tão definido devido ao fato do jumbo ser cremoso demais e escorrer, assim como o delineado inferior.

Então, gente? Concordam?

🙂

0f9b8277-0d85-44c9-b93a-e989f8772ee6

Anúncios

3 respostas em “Olho Preto: primer ou jumbo?

  1. Concordo, Raquel! Acho que as pessoas usam muito o termo “tem que usar”, “tem que ter” e não é bem assim. Inclusive tem maquiadores profissionais maravilhooosos que não usam os produtos tão considerados básicos, como primer pro rosto. Não sei se tu conhece o Goss, mas ele é um que não usa primer pq acha que fica artificial, daí a pessoa vem dizer que o essencial do essencial é ter um primer :/
    Acho que se deve fazer da forma que quiser, se o resultado ficar legal, não existe errado, né?

    Curtir

    • Exato! O Goss é incrível, tem as melhores dicas do mundo. Postei a dica da base mineral + base cremosa e minha amiga disse que não vive mais sem! Porém, imagino que se nós, reles mortais, fizermos isso em uma cliente, ela vá querer sair correndo. Hahahah
      Maquiagem exige conhecimento de técnicas, mas é uma arte e, como tal, cada artista tem a liberdade de criar seu estilo. Porém, acredito que a internet às vezes atrapalhe pois as pessoas esperam uma homogeneidade, devido a grande difusão de um ou outro estilo, e isso acabe por tolir um pouco a criatividade de alguns artistas, que acabam sofrendo preconceito pelo uso de novas técnica.
      Moral da história: é complicado esse cenário. Kkkk

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s