Manteiga/Pasta de Amendoim Feita em Casa!

Manteiga de amendoim DIY / NND

Esta é minha segunda tentativa de fazer manteiga de amendoim em casa e a que mais gostei.

Tomei como base a receita do Borboletando, e estudei daqui e dali… Eu gosto muito de manteiga de amendoim. A minha preferida é a Crunchy PB da Peanut Butter & Co., uma marca orgânica de Nova York. Antes, eu achava a Jiff’s um máximo, mas quando uma amiga trouxe para mim essa outra marca, foi amor a primeira lambida! Quando fui a NY soube que ela era vendida quase que exclusivamente na loja própria e no Whole Foods Market. Andei, andei, andei até encontrar o Whole Foods. Depois que encontrei, vi em alguns outros mercadinhos. Hoje sei que são vendidas até nas Duane Reads! O site mostra que a marca já se espalhou por todo lugar!
(Nossa! Perdi uns dez minutos apreciando o site da PB & Co. Saudades….)

Enfim!

Como eu não posso ir todo ano, né, zentchy, eu preciso de alternativas! A melhor alternativa é fazer em casa. Para isso, o melhor é ter um processador, ou um liquidificador muito potente. E essa é a razão pela qual essa é recém a segunda vez que tento a tal receita:

Processador 750W

Como postado no Instagram a umas duas semanas atrás, eu finalmente tenho um processador! 😉

Com base na receita do Borboletando, a mesma que vi em alguns sites americanos, fiz uma pequena modificação para adequar a minha realidade. Então vamos lá!

Ingredientes:

250g de amendoim torrado e descascado
1 c.s. de óleo de coco – ou outro óleo neutro, como canola e girassol
1/4 xíc. açúcar demerara – ou comum, ou mascavo – mas metade da medida nesse caso!
1/2 c.c. de sal

Modo de Preparo:

No processador, coloque o amendoim e inicie o processo. Em cerca de dois minutos o amendoim estará triturado. A partir daí, ele vai começar a realmente formar uma pasta. No início fica uma coisa estranha, mas a medida que o amendoim libera seus óleos naturais, o processo fica mais fácil. Quando você achar que precisa, adicione o óleo para ajudar. Eu fiz isso após processar por cinco minutos. É importante parar o processador de tempos em tempo e limpar os lados com uma espátula para que todo o amendoim seja igualmente processado. E continue a processar! Quando você achar que está na consistência que você gostaria, adicione o açúcar e o sal, bata mais um pouco e pronto! Como eu gosto da versão com pedacinhos, eu ainda larguei um punhadinho de amendoim junto e bati mais uns 30 segundos.  Então, coloquei em um pote de geléia antigo, daqueles de 360g. O resultado final deve ter sido em torno de 300g de manteiga de amendoim, que eu uso no pão com geléia de mirtilo. Mmmmmmm! Haha.

O preço total do processo sai em torno de R$5, extrapolando pacas! Paguei R$5,10 em 500g do amendoim torrado e descascado, adicionando a quantidade do óleo, mais a luz do processador mais o tempo de vida fazendo aquilo… Se tiver que comprar o pote sai um pouco mais caro, acredito. Mas é aqui que entra os 3 Rs, né? Leandro sempre me torra a paciência pela quantidade de potes de vidro que guardo porque um dia vou usar e eis a prova! Haha.

Reduce, Reuse, Recicle!

😉Rak.001

 

topobusca-julho

Já conferiu os MUST HAVES de julho? Clique na imagem e aproveite, pois tem muita coisa interessante nesse mês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s