O Poder da Iluminação e Contorno

Iluminação e contorno, carinhosamente chamados de HAC (highlight and contour), é a técnica de criar sombras em locais da face que queremos diminuir (contorno) e iluminar partes da face que queremos salientar (iluminção). Dessa maneira, é possível acentuar as maçãs do rosto e o olhar, enquanto se “diminui” a circunferência da face, testa, nariz… Ela se tornou popular a partir da Kim Kardashian.

Para mim, essa é a parte mais legal da maquiagem. Eu não tenho prática, nem descobri quais partes quero esconder do meu rosto, mas internet está aí para aprendermos juntos!

Vamos analisar as imagens a seguir.

HAC.003


Clique na imagem para aumentar.

O HAC não costuma ser visível até começarmos a procurá-lo. O ideal é que esteja bem esfumado (o que não aconteceu nestas fotos…) para que fique natural. Talvez vocês não concordem, mas eis o que eu vejo nessa comparação:

  • rosto menos arredondado (levemente mais alongado do que sem contorno);
  • nariz levemente mais fino;
  • maças do rosto ficam mais acentuadas (com ajuda do blush…)
  • queixo mais marcado;
  • olhar mais “acordado”;
  • o lábio superior fica mais chamativo;
  • de maneira geral, a parte que mais chama atenção é o centro do rosto.

A idéia geral é clarear o centro do rosto como no formato de um coração, porém, maquiadores variam na sua técnica. O primeiro vídeo que assisti foi do blog Maskcara, mas desde então já assisti muitos!

Bronzers e iluminadores para HAC tem desde os mais caros até os mais baratos. Eu tenho um produto barato (Panvel – 4), um caro (MAC – 3) e dois médios (O Boticário – 1,2), como mostra a figura abaixo.

materiaisHAC.055

Eu já havia tentado fazer a iluminação das olheiras e próximo ao nariz (o chamado V abaixo dos olhos) com corretivo comum (1), mas foi apenas com a adição do corretivo iluminador (2) que o efeito foi bom. Uso ele para iluminar também o “bigodinho chinês” e a parte externa superior da sobrancelha. Já o iluminador em si (3) eu uso nas têmporas e acima das maçãs do rosto (o chamado C), além de dar um toque no V do lábio – o arco do cupído. Como bronzer, uso um pó compacto da Panvel (4) que seja alguns tons mais escuro que minha pele. Aplico o bronzer com um pincel muito semelhante ao ilustrado para poder fazer a marcação e esfumar. Gosto de deixar a linha do contorno abaixo do zigomático (oi? esqueci o nome comum do negócio…) mais marcada porque preciso, mas quem tem o rosto magro pode só dar uma “carimbada” de bronzer com pincel de blush próximo a orelha e esfumar para não ficar esquelética! Também, é legal passar o bronzer ao longo do maxilar e linha do cabelo e esfumar bem. Isso joga o contorno do seu rosto mais para trás, ressaltando o centro.

HAC é uma questão de saber as letras do alfabeto. Os principais são E e C, e também o V. Haha.

A Cara do blog Maskcara chama o HAC de “iluminação perfeita seja onde você estiver”. Eu chamo de VIDA. Vai dizer que não me deu vida naquelas fotos? Se você não me conhecesse sem maquiagem nem iria notar essa desenhança toda! Haha.

Para começar, indico que descubra o formato do seu rosto e, então, o melhor HAC pra você!

🙂

(Bom feriado pra gauderiada!)
grav

Anúncios

2 respostas em “O Poder da Iluminação e Contorno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s