Berinjela à milanesa. Só que não!

Uhu! Adoro quando coisas que deveriam ser fritas ficam deliciosas feitas no forno!

Eu piro em berinjela à milanesa (e abobrinha e couve-flor e cebola e… captou a mensagem, né?!) e embora esta versão “light” não fique igual a sua irmãzinha trabalhada na gordura saturada, ela é muito gostosa! Sem contar que é simples de fazer. Até porque se eu fiz é porque tem que ser simples de fazer! Tempo é feito para se passar comendo, não cozinhando!

Minha ideia com a amada berinjela gigante (veja abaixo como era gigante!) era fazer canelone de berinjela recheado com ricota e pesto. Porém, eu não possuo uma forma com grelha para grelhar a querida representante da espécie Solanum melongena, passo importante para a montagem do prato. Então, contornei o problema celebrando meu primeiro saquinho de farinha de rosca. Foram duas “primeira vez”: primeira vez que usei farinha de rosca e primeira vez que fiz algo à milanesa, só que não.

Parei com a enrolação e vamos ao que interessa:

Berinjela.018.018

Berinjela à milanesa de forno
(adaptada da original)

Ingredientes:

1 berinjela média a grande
1 ovo
1/4 xíc. queijo parmesão ralado
1/2 xíc. farinha de rosca
1/2 c.c. pimenta do reino
1/2 c.c. sal
1/2 c.c. orégano*

* O orégano pode ser trocado por qualquer erva de sua preferência, assim como qualquer erva/tempero pode ser adicionado ao seu gosto.

Modo de fazer:

Preaqueça o forno em temperatura média-baixa. Bata levemente o ovo em um recipiente em que se possa mergulhar a berinjela. Em outro recipiente, misture os ingredientes secos. Corte a berinjela em rodelas de aproximadamente um centímetro. Seque de leve (com papel toalha) cada rodela antes de mergulhá-la no ovo e, em seguida, na mistura seca. O ideal é mergulhar no ovo, escorrer o excesso e mergulhar na mistura seca de forma que ela envolva toda a rodela. Vire-a para facilitar a cobertura da berinjela. Deite cada rodela em uma forma anti-aderente (ou forrada com papel alumínio) e asse por 40 minutos, virando na metade do tempo.

O resultado que obtive foi incrível: por alguma razão (que minha ignorância físico-química não permite elucidar), cada rodela era crocante por fora e muito macia por dentro. Algumas derretiam na boca!  Acho que o fato de secar a berinjela permite que o ovo possa aderir de maneira a não deixar passar nada da umidade… Ai, fiquei boba! Amei o prato. Ainda mais com um bife de entrecot do lado (sorry, amigos vegetarianos!). Mereceu até desempoeirar as facas para churrasco…

🙂

Anúncios

2 respostas em “Berinjela à milanesa. Só que não!

  1. nossa, que trem gostoso!!!!! jisuis!
    tbm sou apaixonada por coisas à milanesa, acho que até papel fica bom numa friturinha, mas tou de dieta e preciso usar mais o forno para cozinhar, heheh!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s