Muffin de Mirtilo

Eu adoro muffin. Muffin é fácil de fazer, não precisa sujar a batedeira, muitas receitas usam um “bowl” apenas e ainda fica pronto em menos de 30 minutos. É a felicidade plena na hora que você quer um doce/bolo e não quer esperar muito por isso.

Eu já fiz diversos muffins e três são os que realmente me marcaram: mirtilo, limão e integral de banana com canela e nozes. Porém, é o de mirtilo que eu faço naquele momento em que preciso de um cupcake, mas não quero fazer cobertura então vai muffin mesmo! 🙂

Para compartilhar essa alegria, eis a receita:

muffinmirtilo.009

Muffin de Mirtilo
(receita adaptada da original)

Ingredientes:

2 xíc. farinha de trigo
1 c.s. fermento químico
1/4 c.c. sal
4 c.s. de manteiga/margarina sem sal derretida
1 ovo
1 xíc. açúcar
200ml creme de leite
suco de um limão
1 xíc. mirtilo (fresco ou congelado)

Modo de fazer:

Primeiro, misture o creme de leite com o suco de limão e reserve. Preaqueça o forno em 180oC e unte uma forma para 12 muffins, ou use forminhas de papel. Em um recipiente, misture a farinha, o fermento e o sal. Em outro, bata levemente o ovo (cerca de 20 segundos) e adicione o açúcar. Bata bem a mistura (na mão) por 30 segundos e adicione a margarina (não quente!) em duas partes (adicione metade, misture e repita o processo). Junte o creme de leite com limão também em duas partes. Reserve a mistura. Na mistura de ingredientes secos, adicione os mirtilos para que sejam envoltos pela farinha. Junte aqui a mistura de ingredientes molhados e mexa até que tudo esteja homogêneo, mas a massa deve ficar grossa/pesada. Distribua a massa nas 12 forminhas (aproximadamente 3 c.s. em cada uma) e asse por 20-25 minutos, virando a forma na metade do tempo. Os muffins estarão prontos quando passarem no teste do palito (conhece, né?) e estiverem douradinhos.

Após cinco minutos já é possível atacar estas belezinhas! Para guardar o que sobrou, basta colocá-los em um pote fechado (preferencialmente de forma hermética) quando estiverem já frios. Posso afirmar com segurança que resistem bem por três dias. Mais que isso não conseguiram sobreviver na minha casa…

Rendimento: 12 muffins

Nota: Sempre usei mirtilos, mas acredito que devem ficar muito gostosos com outras frutas levemente ácidas, como morango, amora… Também, se você gosta do efeito do limão, sugiro que adicione raspas de limão na mistura de ingredientes secos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s