Curry à Brasileira: curry com moranga, espinafre e ricota

Eu e meu noivo gostamos bastante de comidas exóticas, apimentadas e de sabor intenso de forma geral. O sabor marcante da culinária indiana e mexicana, por exemplo, são ótimos para disfarçar o gostinho da proteína de soja, a qual eu tenho utilizado com certa frequência. Porém, desta vez a receita não levou soja, e sim ricota (ela pega o gosto do curry com facilidade)…

Curry de Moranga, Espinafre e Ricota
(adaptado da receita original)

Ingredientes:

1 cebola média
4 dentes de alho
1 c.s. semente de mostarda
3 c.s. curry (pó)
1 c.s. coentro (em pó, mas só porque não acho folhas de coentro em POA e sementes também são chatinhas de encontrar)
1 c.s. páprica picante
1/3 xíc. água
1 c.c. pimenta preta
sal a gosto (deixe para arrumar o sal no final)
200g ricota picada ou amassada
2 xíc. moranga em cubos cozida (ver nota)
1 vidro leite de coco
molho de pimenta a gosto
3 xíc. espinafre
170g iogurte ou 200ml creme de leite

Modo de fazer:

Refogue a semente de mostarda com a cebola até ficar levemente dourada (se as sementes começarem a estourar adicione mais óleo!). Adicione o alho picado e refogue até corar. Adicione o curry, coentro e páprica e misture. Adicione a água e misture, deixando secar quase que por completo. Adicione a ricota e deixe que pegue a cor do curry. Junte a moranga em cubos já cozida e o leite de coco e misture até que o este esteja incorporado. Adicione o espinafre (em folhas ou cortado em tiras), mexa e deixe borbulhar. Regule o sal (lembrando que ainda vai o iogurte) e permita que borbulhe por um minuto. Desligue, adicione o iogurte, misture e sirva.

Eu costumo acompanhar este prato com arroz integral.

Rendimento: 4 porções (bem servidas)
CurryBrasileiro
Nota: Para variar, eu penso sempre na maneira mais fácil de se chegar a um bom resultado. Assim, eu tinha em casa metade de uma moranga inteira (aprox. 2kg) e a cozinhei no forno de microondas. De maneira simples, coloco a moranga já sem sementes em um prato fundo ou comum, com a parte aberta voltada para cima e envolta, por completo, em filme plástico (prendo o filme no prato). Para essa moranga, foram 5 minutos no forno de microondas em potência máxima. Não há necessidade de colocar água. Quando findado o tempo, utilizei uma colher para retirar a moranga da casca e usei colheradas de moranga em vez de cubos. Se você tem boleador, é uma boa idéia utilizar no lugar da colher para que a moranga tenha mais forma no seu curry. Eu costumo usar o método do microondas para fazer purê de moranga. Para isso, deixo 10 minutos no forno de microondas e retiro ela já como purê, também com uma colher. Essa maneira é mais prática e mais barata, visto que a moranga com casca e semente é muito mais barata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s