Bolo de Carne Moída e Soja com Purê de Batata Cremoso

Ah, que orgulho. Meu primeiro bolo de carne! E misto com soja? Que felicidade!

Eu gosto muito de receitas americanas. Comida em geral me faz feliz, mas comida americana me faz feliz de uma maneira saudosista… Como se essas receitas fizessem parte de alguma das minhas vidas. Ou desta mesmo, visto que eu tive um ano de intercâmbio muito feliz, gastronomicamente falando. Naquela época eu mal sabia fritar um ovo. Cozinhar não fazia parte de mim, mas apreciar a comida nunca foi um problema! Hahaha. Nossa, como eu era feliz naqueles buffets com biscuits, tacos, buffalo chicken wings, chilli e salada. Gente, alface americana mudou minha minha maneira de pensar sobre saladas! Até hoje, um momento de felicidade pode ser descrito como uma refeição no Speedy’s (Broadway com 32nd St, NYC), onde você se delicia montando seu prato com a variedade de saladas e pratos quentes, claro. Super simples, mas pra mim aquilo é “confort food”. “Mas, Raquel, deixa de ser louca, isso tem aqui em qualquer lugar!”. Só que não. Não é igual, não pra mim!
Mas voltando para a razão do post… Eu sempre achei divertida a idéia do bolo de carne. Minha vó costumava fazê-lo para mim, pois por alguma razão um bolo salgado era curioso pra mim, enquanto criança (e ainda é, gente, olhem isso!). Porém, minha vó tapava o bolo com camadas de ketchup e na verdade era meio doce demais!

Para relembrar esse tempo, procurei uma receita de bolo de carne (americano) e, como de costume, não segui a risca. Além disso, tento diminuir, ainda que minimamente, o uso de carne vermelha para não agravar o nível de colesterol do meu noivo. Estou me acostumando a introduzir proteína de soja nas receitas que usam carne moída. Então, eis a minha receita:

Bolo de Carne com Soja
(“engembrada” da original)

Ingredientes:

500g de carne moída
150g de proteína de soja (aquela bem mini)
suco de um limão
1/4 xíc. pimentão picado
1/4 xíc. cebola picada
2 dentes de alho picado/ amassado
1/4 xíc. queijo cheddar picado (use o seu preferido)
1/4 xíc. farinha (usei  de trigo integral)
1/2 c.c. sal
1/4 c.c. pimenta preta
1/4 c.c. páprica doce
1/4 c.c. tomilho (usei fresco, mas a receita original usa seco)
1/4 c.c. molho de pimenta (usei Tabasco Original)
1 ovo
1/4 xíc. molho barbecue

Modo de fazer:

Hidrate a soja (de acordo com o fabricante) junto com o suco de limão. Escorra e misture com a carne moída. Adicione os temperos, cebola, alho, pimentão e misture (misturo com as mãos, limpinhas!). Adicione o queijo, polvilhe a farinha e misture. Separadamente, bata levemente o ovo com o molho de pimenta e misture com o restante da “massa”. Asse em forno preaquecido em temperatura média, em forma de pão (ou similar), untada ou revestida de papel manteiga. Pressione para ficar uniforme na forma e cubra com o molho barbecue. Cubra com papel alumínio – face fosca voltada para fora – e asse por 35 minutos. Retire do forno, descubra e escorra o líquido pelo canto da forma (essa parte pode ser complicada para os menos coordenados). Retorne e asse descoberto por mais 5-10 minutos.

BoloCarne.011

Rendimento: oito fatias de dois centímetros de largura.

Eu não sou muito apegada a receitas, como pode-se notar, então sinta-se livre para mudar os temperos, testar novos, etc. Eu mesma queria omitir o ovo, mas acho que realmente iria bagunçar a união de todos os ingredientes…

Para o prato ficar bem americano, tive de acompanhá-lo com purê de batata. Minha receita da vez foi esta:

Purê de Batata Cremoso

Ingredientes:

3 batatas brancas grandes
4 dentes de alho
100ml creme de leite
1 c.s. manteiga
2 c.s. parmesão ralado
tempero a gosto

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas descascadas, cortadas, imersas em água e sal, juntamente com os dentes de alho descascados. O ponto da batata depende do seu gosto. O meu ponto é o que posso amassar com uma colher (aproximadamente uma hora de fervura). Uma vez cozidas, adicione o creme de leite e a manteiga e amasse. Adicione o tempero (usei um mix de pimentas, a gosto) e queijo e amasse até ficar homogêneo. Enfeite com cebolinha picada, salsa, etc e pronto!

Rendimento: quatro porções bem servidas

Boa refeição!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s